Olá, pessoal!
Hoje, estou especialmente contente em poder dividir meus novos trabalhos com vocês. Durante esta semana (que não foi muito bonita devido as fortes chuvas - diga-se de passagem), aproveitei para confeccionar estrelas. Tratam-se de estrelas tridimensionais feitas com papelão e retalhos de tecidos.

Para quem não conhece, assim como eu não conhecia, pesquisei um pouquinho sobre a história delas. Descobri que o nome destas estrelas variam conforme a região do nosso Brasil: Giramundo, Flor de Mandacaru, Carambola, Estrela do Segredo, Estrela da Felicidade...
Além disso, existem várias histórias sobre elas. De acordo com uma delas, quando a estrela gira ao sabor do vento (presa por uma alça), mostra às pessoas as várias faces da vida, as constantes mudanças... Sem contar que ao girar, a estrela "chama" a sorte.
Outra versão muito bonita (oriunda das fazendas da região serrana do Rio de Janeiro) conta que na época do Império, as mães presenteavam as filhas com estrelas. Dessa forma, durante toda a vida da moça, a mãe guardava pedacinhos de tecidos que haviam sido utilizados para confeccionar as roupas da filha (lembranças do batismo, aniversários, etc) e, quando ela casava, a mãe lhe entregava estas partes da sua história na forma de uma estrela, para ela levar para a casa onde iria começar sua nova história como futura mãe. Lindo, né?