sábado, 25 de setembro de 2010

Giramundo: afinal, quem não gosta de estrelas?

Olá, pessoal!
Hoje, estou especialmente contente em poder dividir meus novos trabalhos com vocês. Durante esta semana (que não foi muito bonita devido as fortes chuvas - diga-se de passagem), aproveitei para confeccionar estrelas. Tratam-se de estrelas tridimensionais feitas com papelão e retalhos de tecidos.



Para quem não conhece, assim como eu não conhecia, pesquisei um pouquinho sobre a história delas. Descobri que o nome destas estrelas variam conforme a região do nosso Brasil: Giramundo, Flor de Mandacaru, Carambola, Estrela do Segredo, Estrela da Felicidade...

Além disso, existem várias histórias sobre elas. De acordo com uma delas, quando a estrela gira ao sabor do vento (presa por uma alça), mostra às pessoas as várias faces da vida, as constantes mudanças... Sem contar que ao girar, a estrela "chama" a sorte.

Outra versão muito bonita (oriunda das fazendas da região serrana do Rio de Janeiro) conta que na época do Império, as mães presenteavam as filhas com estrelas. Dessa forma, durante toda a vida da moça, a mãe guardava pedacinhos de tecidos que haviam sido utilizados para confeccionar as roupas da filha (lembranças do batismo, aniversários, etc) e, quando ela casava, a mãe lhe entregava estas partes da sua história na forma de uma estrela, para ela levar para a casa onde iria começar sua nova história como futura mãe. Lindo, né?

Achei todas estas informações muito inspiradoras, portanto não posso deixar de citar a fonte de tanto conhecimento: http://diariosdoretiro.blogspot.com/search/label/giramundo (valeu a visita!).



Ref. 50


Ref. 51


Ref. 52

R$: 65,00 (cada estrela)
Situação: 2 VENDIDAS e 1 SORTEADA (Ref. 51)

Para comprar estas estrelas, é só passar na minha loja no Elo7 - http://www.elo7.com.br/patchworkcosturandoideias ou enviar um e-mail para irisbarbas@ig.com.br .




Cá entre nós, elas dão uma bela "ajuda" na decoração de qualquer casa!
Abraços, Iris

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindas mesmo amiga. Ontem a noite estava eu pesquisando e encontrei estrelas iguais a estas tuas , mas sem modelito , Vamos cambiar , ou fazer uma troca de moldes? um beijo e inté mais.

Lola disse...

Mãe, lindas estas estrelas!!!
Tenho certeza que você não tem tecidos de 28 anos atrás, mas gostaria de lembrá-la que eu já casei. Tá me devendo uma.
Beijo, te amo e estou com saudades.
Lola

Anônimo disse...

looks wonderful!!!!

Clemilde disse...

Olá Íris!
Vim agradecer sua visita.
Estes giramundos trazem daudades de minha mãe. Ela savia fazer.
Acho lindo.
Bom final de semana.
Beijos

Mariana disse...

Mãe! Simplesmente perfeitas!!!
E que energia boa trazem para a casa!
Ah, e como diz a Lola: eu também já casei (e antes dela, então estou na frente na fila!)..rsrsrs
fica a dica!
Cores lindas, tons de verde, creme e marrom combinariam perfeitamente com a minha casa serrana!
Te amo minha guria arteira!!!
Bjs,Má

Ica Guths disse...

Parabéns pelos trabalhos ,muito lindos e caprichados !!
Abraços
Ica Guths

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...